SAPATEIRA: Bernadete se dedicou a profissão de sapateira até a chegada da aposentadoria
20/10/2023 @ 18:07

Maria Bernadete Schimidt Sagas, 76 anos, nasceu em Major Gercino, mas, aos sete mudou-se com a família para São João Batista. Aos 16 anos começou a trabalhar no Calçados Márcia, no setor de acabamento, seu primeiro contato com o universo calçadista, lá atuou por sete anos. Depois desse período, já casada teve quatro filhos. Entre os anos de 1970 a 1984 se dedicou a família. Em 1984 voltou a rotina na área calçadista e até 1986 exercia a atividade no setor de acabamento na Lamonela.

Depois desse período montou um atelier de preparação e costura em casa, onde atuou 1986 até 1990. Depois, por 15 anos, até 2005 trabalhou como revisora, até a aposentadoria. Após aposentada se dedicou a cuidar da mãe. Ela recorda que gostava de trabalhar como sapateira e tem muito carinho pela profissão que exerceu durante a trajetória profissional.

Solenidade

A honraria que será entregue pelo Poder Legislativo tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes e já aposentados. A solenidade será na quarta-feira, 25, às 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores de Sã João Batista.