Saulo Sardo recebe homenagem durante sessão legislativa
14/03/2023 @ 14:36

A noite da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São João Batista, de segunda-feira, 13, contou com um momento especial. Em cumprimento a Lei Municipal 4170/2022, que cria a Semana da Imigração Italiana, o professor e mestre historiador Malcon Gustavo Tonini usou os microfones da tribuna para falar sobre o tema. Destacou que a ação é uma maneira de reparação da história. Apesar de termos, constituída aqui, a Primeira Colônia de Imigração Italiana do Brasil, com pessoas de origem em terras que hoje fazem parte do território italiano, por muitos anos, essa história ficou engavetada. Agora como o tema faz parte do calendário municipal, a intenção é valorizar e positivar os que se identificam como parte dessa história. Sardenhos, toscanos, piemonteses, vênetos, trentinos e seus descendentes estão aqui, em São João Batista.

Homenagem

Na oportunidade também foi homenageado pela Administração Municipal, por meio da entrega de uma placa o senhor José Sardo, o Saulo. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Graziela Dilma dos Santos Lucktemberg foi quem fez a entrega. O ato teve o intuito de agradece-lo pelo trabalho de pesquisa histórica no qual iniciou o processo de reparação do erro histórico em relação a primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil.