Assembleia Geral da ADANPIB reúne associados e autoridades na Câmara de Vereadores de São João Batista
Autoridades locais participaram da VII Assembleia Geral Ordinária da Adanpib, demonstrando apoio à preservação da cultura italiana na região.
11/03/2024 @ 13:44
Vereador Edésio Tomasi, membro da ADANPIB

Na tarde do dia 9 de março de 2024, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (ADANPIB) realizou sua VII Assembleia Geral Ordinária (AGO) na Câmara de Vereadores de São João Batista. O encontro contou com a presença de associados, bem como de autoridades locais e representantes políticos, incluindo o presidente da Câmara, Marcelo Xavier, os vereadores Gustavo Grimm e Edésio Tomasi, além do assessor Wesley Duarte Arantes, representando a deputada Julia Zanata.

A AGO foi marcada por uma extensa pauta de discussões e deliberações, conforme o estatuto da associação. Entre os principais pontos abordados estavam:

• Instalação dos trabalhos e eleição da mesa diretora: Foi eleita e empossada a mesa diretora da AGO, composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário.
  • Exame e votação do Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras: Os associados examinaram e votaram o relatório referente ao exercício de 2023.
  • Indicação e aprovação de novos associados efetivos: Foi discutida e aprovada a indicação de novos membros efetivos para a associação.
  • Deliberação sobre o valor da anuidade social de 2024: Os presentes deliberaram sobre o valor da anuidade para o exercício de 2024, conforme estabelecido no estatuto.
  • Definição do programa da Festa Típica Italiana: Foi discutido o programa da Festa Típica Italiana comemorativa dos 188 anos da fundação da Colônia Nova Itália, a ser realizada em setembro de 2024.

Além desses tópicos, a AGO também contou com a participação de palestrantes convidados, como o advogado e professor universitário Andrey José Tafener Fraga, que proferiu a alocução "Non Si Può Negare La Storia, La Vera Storia" (Você não pode negar a história, a verdadeira história), destacando a importância da história.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a participação da ADANPIB na Comissão instituída pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Programa de Comemorações da Imigração Italiana, 2024-2026, visando os 190 anos da Colônia Nova Itália. Foi também deliberada a constituição de um Grupo de Trabalho para elaborar e publicar a obra "Colônia Nova Itália: Berço da Imigração Italiana no Brasil há 190 anos".

Presidente da Câmara Marcelo Xavier
Câmara de Vereadores de São João Batista