Vereadores se reúnem com Defesa Civil estadual
24/05/2023 @ 14:26

A segunda-feira, 22, foi marcada por uma importante reunião na Câmara de Vereadores de São João Batista com o tema: Defesa Civil. Se fizeram presentes o Diretor de Gestão de Desastres, o Coronel César de Assumpção Nunes, a Cabo Ariane, coordenadora regional da Defesa Civil e Kleber de Moura, coordenador municipal da pasta.

A reunião solicitada pela bancada do Progressistas, teve como tema a atual situação da Defesa Civil de São João Batista, as ações realizadas e o plano de contingência do município que se encontra desatualizado.

O coronel César destacou a importância de pasta ser gerida por uma pessoa com conhecimento da área. Moura destacou as ações que estão em andamento referente a Defesa Civil de São João Batista, entre elas a capacitação por meio do curso de agente voluntário na Defesa Civil, parceria com o grupo de radioamadores da cidade, realização de simulados, abastecimento de dados aos sistemas dos órgãos competentes, manutenção dos cinco pluviômetros e a solicitação de mais cinco desses equipamentos, grupo no telegrama, site da Defesa Civil bastense e aplicativo ambos andamentos e a futura implementação de pluviômetros nas residências. “Além da atualização do plano de contingência, esse que estamos trabalhando, também há outras ações, porém, o efetivo e baixo, mas já avançamos”, explica Moura.

O coronel enfatizou que a capacitação dos profissionais, seja para o preenchimento dos cadastros, além do suporte ao Corpo de Bombeiros nos resgates são de suma importância. “Desastres naturais acontecem e precisamos estar preparados, nesse segundo semestre vamos enfrentar o El Niño que deve chegar com intensidade em nosso estado, ninguém mais pode ser pego de surpresa”, explica. Tanto o coronel César quanto a Cabo Ariane enalteceram o fato dos vereadores buscarem essa parceria no conhecimento das ações na cidade e também terem ciência no que compete a Defesa Civil nacional e estadual.