Sapateiros: Ronaldo Melo atua na profissão há 40 anos
24/10/2022 @ 16:52

O Ronaldo Melo, 50 anos, há quatro décadas trabalha no setor calçadista. Ainda menino, aos nove anos estudava meio período e no outro período começou a trabalhar com o pai na empresa Josiana Calçados. Iniciou tirando prego dos sapatos, logo aprendeu a passar cola e colocar contraforte. Dessa forma conseguia fazer um pouco de tudo. Recorda que aprendeu muito com pai Roberto Melo e com o sapateiro Laercio Costa. E foi assim que escolheu a profissão de montador e solador.

Aos 16 anos foi trabalhar na fábrica Calçados Sara, local que atuou por 30 anos. A partir desse período com a modernização das empresas passou por outras empresas. Aos 38 anos iniciou na Calçados Pillar onde trabalha por 12 anos como supervisor da distribuição.

Recorda de que na época que iniciou eram chamados de onça, pois passavam cola com dedo e as empresas chamadas de esquentas. Ronaldo se orgulha da trajetória que exerce no universo do calçado.

Solenidade em homenagem aos sapateiros

O Poder Legislativo de São João Batista realizará na noite de quarta-feira, 26, a sessão solene em homenagem ao Dia do Sapateiro. Com início às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores, nesse ano serão entregues a homenagem a cinco sapateiros que irão representar toda a classe.
Os homenageados são: Darcino Antônio Capraro, Diogo Hermes, Ivo José Schimite, Ronaldo Melo e Valdete Marcelino Villanova. A solenidade tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os calçadistas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da cidade, dessa forma tornando São João Batista a Capital Catarinense do Calçado e quarto polo calçadista brasileiro.